Sua atitude depende de quem?


Foram incontáveis as vezes que li a frase “a minha atitude depende da sua”. Principalmente nas redes sociais, onde as pessoas se orgulham de dizer que preferem animais a gente ou que “para ação existe uma reação”. Mas eu acho isso tão estranho. E tão imaturo!

É claro que, muitas e muitas vezes, o comportamento dos outros me irritou. Ou mudou meu humor. Ou me entristeceu. Seja um atendente mal educado, um motorista que para o carro na faixa de pedestre, um colega que fala alguma coisa sem o menor tato, alguém que descumpre um trato, uma pessoa arrogante que surge no caminho.

Mas, a cada dia que passa, eu tenho tentado fazer com que o que a atitude dos outros interfiram menos na maneira como me comporto. Não é porque uma pessoa foi grossa que preciso ser também, não é porque pararam na faixa de pedestres que farei o mesmo, não é porque não me cumprimentaram que deixarei de cumprimentar os outros. Em resumo: não é porque foram ridículos comigo que preciso ser também.

Sem contar que permitir que a atitude das outras pessoas defina as minhas é dar a elas um poder muito grande sobre quem eu sou. E como devo me comportar. É fazer com que o controle de mim mesma esteja em outras mãos que não nas minhas. E isso está muito longe de ser reciprocidade. É imaturidade mesmo.

Então, àqueles que já escreveram essa frase, um convite: escolha suas atitudes. Por você mesmo. Pare de justificar suas ações e reações a partir da dos outros. Não vire alguém mal humorado, mal educado, estúpido, arrogante, só porque foram assim com você. Você pode ser como você quiser.

Sejamos senhores de nossas atitudes. Diariamente.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

3 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *