O amor pode fazer mal?

Eu queria escrever sobre o amor sob outra perspectiva: a de que amar nem sempre é bom. Acreditem, tinha o título até. E eu sabia o que queria dizer. Até o momento em que sentei para escrever e todas aquelas palavras, danadas e bagunceiras, simplesmente desapareceram e o título ficou ali, solto, jogado numa página em branco: Amores que vem para o mal.

Era esse o título que eu tinha criado com a pretensão de explicar que o amor pode causar mal. Veja se consegue me entender: eu queria falar sobre relacionamentos amorosos que não vão adiante, sobre aqueles cheios de idas e vindas, aqueles que trazem angústia, desencontro e sofrimento. Ou, pelo menos na maior parte do tempo. Esclareço que eu não iria abordar violência, pois violência não é amor. Nunca.

Eu só queria desmistificar essa coisa de que o amor é mágico, transcendental, puro e exclusivamente bom. Mas eu me desconcentrei. Com uma visita que chegou. Uma música que tocou. Um pensamento que repentinamente surgiu na minha mente. E isso me intrigou. Eu sou a concentração em pessoa! Por que eu simplesmente não consegui escrever sobre o tema que me propus?

Será que eu não queria parecer amarga, fria e pessimista? Lembro que me preocupei com isso enquanto escrevia. Se o amor é considerado sempre bom, como eu vou falar o contrário? Desisti do texto e do título por algumas horas e agora estou diante da mesma página, falando nada com coisa alguma, fugindo do tema, porque o título que inventei não para de me perguntar: o amor pode ser ruim?

Tentando responder a esse questionamento descobri que, na minha cabeça, amar só pode ser bom. E se não é bom não é amor. Mas isso me parece tão simplista… E logo surge outra pergunta: precisa ser complicado? Então dou por encerrado esse texto que deveria ser sobre uma coisa e acabou sendo sobre coisa alguma. Lamento decepcionar, mas hoje não tem conclusão.

Tire as próprias. Ou não.

Texto publicado por mim, no Amor Crônico, em 22 de fevereiro de 2015.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *