Minha mãe perguntou o que eu faria com um caderno. Ao responder, pura e simplesmente que era “para escrever”, ainda fui tachada de grossa. O que se faz com um caderno, afinal? Mas eu compreendo a minha mãe. Numa época em que tudo a gente faz por computador e que redigir, de próprio punho, é quase extinto, o que fazer com aquelas folhas em branco? Pois bem, comprei o caderno. Agora é lá, e não aqui, que escrevo que tudo que vem em mente. Risco, rabisco, rasgo folha. Sinto-me criança outra vez. Uma criancinha bem da feliz!
*****
Sexta-feira 13. Inacreditalvelmente, no fim do expediente, um dilúvio. Muita chuva, raios e trovões. Eu, que trabalho do outro lado da baía e precisava atravessá-la para chegar em casa, vivi uma completa aventura. Além de ir correndo com uma amiga até a estação da barca e chegar lá em pânico, completamente molhada, ainda peguei uma barca que se “perdeu”. Sabe lá o que é ficar rodando em círculos dentro de uma barca, com uma mulher desesperada gritando, os passageiros andando de um lado aoutro e raios caindo na água? Parecia filme de terror. Chegamos na cidade maravilhosa, Niterói, e aí começou nova aventura: não tinha ônibus. Não foi de todo ruim, mesmo que tenha sido péssimo ficar quase duas horas em pé esperando por uma condução. Encontrei duas amigas, uma comprou vários biscoitos e tornamos aquela fila menos indigesta. Às vezes, só às vezes, eu consigo manter o bom humor.
*****
Para variar, estou lendo Hanna Arendt. Mas tem coisas que me impressionam mais do que filosofia e história: o ser humano. O que leva um homem a jogar a própria mulher de um carro em movimento, sequestar um avião e jogá-lo num shopping, com a própria filha dentro? Isso não é gente. Nem bicho. É uma coisa que nem sei explicar, mas que ainda vou estudar. Cada dia aumenta mais minha vontade de fazer outra faculdade: Psicologia. Mas isso vai ter que esperar, porque tem muito estudo na frente.
****
Deixa eu voltar para o caderno.
Houve um tempo que eu tb pensava em fazer pra entender essas atitudes, hj eu ando com preguiça de gnt…
bjão pra vc…
Eu tenho um caderno pra esses momentos de piriri literário, quando você sente que tem que escrever e não consegue esperar chegar em casa… rabisque aqui também…
Eu tb acabei de comprar um caderno! rs rs