Adquiri uma nova mania: ler vários livros ao mesmo tempo, cada um sobre um tema. Para ter uma ideia, estou lendo Adam Pillips, Clay Shirky e Gabriel Chalita, passando por Danuza Leão. Aliás, é sobre ela que quero falar. Sou fã.
A primeira coisa que faço ao comprar a revista Cláudia é ler sua coluna. Já li todos os livros dela. Nunca tive coragem de comprar nenhum. O que eu faria com livros de etiqueta? Pois bem, resolvi comprar este último. E estou adorando! A leitura é leve e divertida e as páginas desenhadas e coloridas, um charme.
O livro fala, sim, de boas maneiras, mas explica que regras existem para facilitar a vida em sociedade, não para aprisionar as pessoas. Se não gosta de receber pessoas, não receba. Se não quer ir a determinado lugar, não vá. Se não sabe cozinhar, não se aventure a oferecer jantares.
Pode soar antipático, mas ela está errada? Precisamos ser sinceros. De que vale mentir, inventar situações e desculpas? A vida pode ser mais simples. Podemos ter menos coisas, podemos falar quando não sabemos, podemos dizer não. Podemos não agradar a todo mundo, mas não podemos desagradar a nós mesmos.
Ainda não terminei a leitura do livro, mas recomendo. Se não servir para aprender alguma coisa, serve para dar boas gargalhadas. Precisa mais?