Desde crianças assistimos filmes em que o sapo vira príncipe, que um beijo é capaz de ressuscitar a bela adormecida e, ainda que os tempos tenham mudado, ainda somos levadas a acreditar que amar é sofrer e que o amor é capaz de transformar alguém. E hoje estou aqui para te dizer: não, não vai. Seu amor não vai mudar ninguém.
Não é a primeira vez que digo isso não, basta buscar os textos antigos como “É amor ou história”, para ver que estou batendo nesta tecla há anos. Mas é sempre bom lembrar o que todo mundo deveria saber – ou não deveria esquecer, porque por mais que pareça óbvio, toda mulher já conviveu com alguém que afirmava que um dia o seu amor iria mudar.
A perspectiva de que no futuro o relacionamento vai ser melhor leva muitas mulheres a manter relações infelizes, tóxicas e algumas vezes violentas. O homem que você ama não vai mudar depois que assumir o namoro ou depois que casar ou depois que mudar de emprego ou qualquer outra coisa que ele diga ou você imagina.
Se você está namorando e o namoro está ruim hoje, avalie se vale a pena continuar esta relação, porque, convenhamos, se quando o relacionamento ainda não é tão sério, vocês não compartilham o mesmo teto e ainda não constituíram uma família, a convivência está pesada, imagina depois?
Ao longo de um relacionamento estável e duradouro, realmente mudamos. E, claro, nem sempre é um mar de rosas. Percalços acontecem e nem sempre ambos contribuem com a relação na mesma medida. Ora um, ora outro, precisam se doar mais. Mas uma pessoa não pode ser a única a doar sempre e não deve ser a única responsável por fazer a relação dar certo.
O seu relacionamento é responsabilidade sua, mas não exclusivamente sua. Além disso, será que vale a pena contar com uma perceptiva se futuro se o que você deseja é conviver com uma pessoa diferente da que você está hoje? O amor é algo potente, mas só o amor que sentimos pelo outro não é capaz de transformá-lo e fazer com que seja o que desejamos.
Aceite um relacionamento que te faça feliz hoje, não aquele que te faz sonhar com uma felicidade distante e incerta. Amar é bom, amar é importante, mas você também merece ser amada.
A vida não é um conto de fadas, o sapo não vira príncipe.