Eu acho lindas as cenas de filme em que o galã aparece no primeiro encontro com um buquê de rosas vermelhas gigantesco, surpreende a donzela com uma serenata, enche a amada de jóias, abre a porta do carro, puxa a cadeira para mulher sentar, paga todas as contas. Sempre choro de emoção. Pode ser cena de teatro. De cinema. De novela. De livro. Ou até de propaganda de margarina, não importa. São lindas as cenas de amor.
O problema é que, por mais bonita que seja a ficção, certas cenas perdem a graça quando reproduzidas na vida real. Eu, por exemplo, adoro rosas vermelhas, mas o-d-i-e-i quando recebi um buquê no primeiro encontro. O cara lá, feito um ás de pau, me esperando no portão com um buquê que escondia o seu rosto, toda vizinhança olhando e eu sem saber o que fazer. Soou cafona, ensaiado, premeditado. Isso é ser romântico?
Quando um cara com quem eu saía me levou até um iate todo iluminado, com pétalas de rosas espalhadas eu também achei ridículo. Se até então eu tinha dúvidas de que ele só queria me impressionar, naquele dia tive certeza e não havia pétala de rosa que me fizesse entrar no clima que ele queria. Tudo tem o momento. E a pessoa.
Para mim o romantismo está numa frase falada ao pé do ouvido num momento inusitado, num bilhete escrito num guardanapo, numa rosa em botão entregue durante um beijo, num presente comprado fora de data comemorativa, num torpedo no meio da tarde, num e-mail com aquela poesia linda ou a música que marca a história do casal. Em coisas simples, pequenas, singelas, espontâneas. Em coisas que só os dois são capazes de entender – e ninguém mais.
Achei lindo quando um cara estabanado com quem eu saía fez um escândalo na mesa de bar: “vira o rosto para lá!”. Sem entender, fiz o que pediu e perguntei: “o que você está fazendo?”, “calculando as medidas do seu rosto! Lindo, perfeito, o nariz mais bonito que já vi na vida. Você sabia que 99% das pacientes que chegam ao consultório querem um nariz como o seu?”. Ele é médico. Preciso dizer que foi o elogio mais gostoso que ouvi até hoje?
O romantismo está na surpresa. Nas frases que não costumam ser ditas. Nos gestos que muitos esquecem. No detalhe. No cuidado. Não tem dia, nem hora, nem lugar. “Só liguei para dizer que estou com saudade.” “Lembrei de você durante a viagem e trouxe para você” (Se o presente for um anel de brilhantes eu vou amar, mas se for um chaveiro vou amar do mesmo jeito, porque, na minha cabeça romântica, importa mesmo é ser lembrada).
Nunca irei esquecer do dia em que estava no Mc Donald’s, comendo big Mac, quando meu namorado resolveu atender a ligação no corredor, com a desculpa de que não estava ouvindo nada do que o amigo falava. A tal ligação demorou tanto que eu comi todo meu lanche e já estava saboreando a sobremesa dele, cheia de raiva, quando, ele reapareceu com uma caixa: “é para você.” Ao abrir, uma joia. “comprei para você usar na festa de casamento.” Mais lindo que a joia só mesmo ele ter lembrado a cor da sandália que eu usaria na festa e ter comprado algo que combinasse – sinal que, a todo momento, ouvia o que eu dizia.
Romantismo não está numa suíte de hotel cinco estrelas, em uma viagem de cruzeiro, na formalidade de um elogio, em abrir a porta do carro ou puxar a cadeira em que sento. Embora tudo isso tenha seu charme, se acompanhado do momento certo e da pessoa ideal. O romantismo está no cuidado que dedicamos ao outro, dia após dia, demonstrando o que se sentimos sem vergonha, medo ou vaidade, porque quando gostamos verdadeiramente de alguém, nada é mais valioso que o seu sorriso e a sua felicidade – e não há data marcada para ser feliz.
(Deixa ser pelo coração.)
Adorei o post… e me lembrei de um texto q eu havia lido em outro blog q fala mais ou menos do mesmo assunto e q eu adorei!
Se interessarem, dêem uma olhadinha!
http://revistabolhas.blogspot.com/2008/04/comportamento_16.html
Beijos
E pior que, justamente porque eu ajo da maneira citada aqui, pra ser romântico (ou seja, espontâneo), ainda tenho que aguentar as chatas reclamando que não abro porta de carro, não puxo cadeira, não dou rosas… pra, quando faço, sou logo tachado de cafona. Saco. Mulheres, tomem logo jeito de gente! Se querem romantismo, ajam como mulheres, e não como feminazis mal-amadas! >=/
Roberto, você é um IDIOTA. 😛
se ela reclamar que tu não dá rosas, pergunta se ela acha que merece. hauiehuieahuieah
se ela te chamar de cafona, continua fazendo tudo o que tu faz, mas acrescenta sempre uma passada de mão na bunda ao final. aí tu deixa ela em dúvida se tu tá sendo cafona por ser cafona ou cafona pra contrabalançar uma leve cafajestice (no bom sentido do termo “cafajeste”, assim como existe o malandro e o bom malandro).
Vinicius,
Concordo com tudo. Hahahaha… Tem mulher que merece mesmo, assim como tem mto homem que merece um monte de coisas que nem vou falar… E ainda vou completar, respondendo a questão do Roberto: “Pq eu ajo da maneira citada aqui… sou logo tachado de cafona”.
Muito simples: vc está saindo com as mulheres erradas!!!
Id, amei seu post… Fala, por outras palavras, a mesma coisa que penso e desejo num homem…
Eu não quero um cara que faça as coisas batidas, embora eu acabe gostando das batidas também, hhaha… Mas procuro mto além disso: alguém que lembre de mim e preste atenção nas coisas que eu digo, que me mande torpedo, e-mail, presente, bilhete, tudo inesperado… Se eu tiver só isso, mas ele não abrir a porta do carro, não faz mal, vou amar do mesmo jeito!
Ganhar florzinha roubada do jardim da vizinha tb acho master!
Hahahahaha…
Bjundas!!!
Grazy, Antônimíssima
:, (
Adorei o post…
Namorei anos com um cara super “cafa”, mas romantico….hahahahaha…abria porta do carro, puxava a cadeira, me dava rosas e mandava cartinhas bregas, mas que eu adorada. Sempre dei muito valor para essas coisas, mas claro, so fazer isso não é o suficiente…acho que homem tem que saber tratar uma mulher bem, saber cuidar, falar coisas certas na hora certa…nada melhor do que uma amor reciporco, vc ouvir elogios de um pessoa que gosta.
Estou namorando ha alguns meses e essa pessoa não faz as mesmas coisas q o meu ex fazia, em relação ao romantismo, maaaaaaas sou bem mais feliz com a pessoa que estou hj, ele me entende, me escuta, faz surpresas e fala coisas lindas qdo eu menos espero…lógico que de vez enquando tenho que lembra-lo de abrir uma porta…hahahaha…mas com tantas qualidade, pq vou me importar com pequenas coisas?? 😉
é o seguinte, sabe o que eu acho, achei que vc não se ama, e não é papo de aranha não, vc não curtiu nada do que chora em filmes e novelas, simplismente porque era o cara errado fazendo a coisa certa, mas ai nao é problema dele é seu, kkkkkkk,
é por isso que vc escreveu isso…Idiotildes
Ai, Roberto, escrever realmente não é nada fácil, pensei que tivesse sido clara o bastante…a questão é mais do que abrir porta, puxar cadeira ou pagar o jantar. É ser verdadeiro. Quando a gente age com verdade, e não simplesmente para levar a mulher para cama depois, acredite, ela percebe. E gosta. 😉
Ana Paula, eu me amo tanto que sei exatamente o que quero. rs
É o mal de toda mulher, né Id?
Se a gente é sincera… A gente não se ama… Se estamos de saco cheio, é pq não nos amamos…
Se estamos:
Menstruadas, chorosas, de mau humor, sensíveis, bravas, grossas, dispersas… Os vereditos são sempre os mesmos: a gente não se ama, ouuu somos mau amadas, ouuuu estamos com falta!!!
Hauahuahuahua…
Tô mentindo?????
Rs… Bjoss
Id, acabei de perceber q nessa área de romantismo então, é igual a cabelo: kem tem cacheado ker alisar, kem tem liso ker enrolar… Pq eu tenho um namorado fofo q faz todas essas coisinhas romanticas do dia-a-dia, mas tudo o q eu keria na vida (e q sinto falta pq nunk tive!!!) era ganhar um buquê de rosas vermelhas, jantar romantico em iate iluminado, pétalas de rosas e tudo mais, afff… Nossa, qnd eu li vc, pensei: ki lokaaa, reclamando de barriga xeiaaaa! kkkkkk beijos, adoro esse site!
portanto, pré-requisito das nostálgicas desejosas de romantismo brega: arranjar namorado rico, que tenha um iate.
faz sentido.
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH
Rindo muito do Vinícius.
Eu também gosto de rosas vermelhas e vindo de anmorado eu gosto, mas de um cara no primeiro encontro? Não tem significado.
Id, eu sou seu fã! 😛
O Vinícius vai virar uma espécie de guru cafa…
É o significado que determina o romantismo sempre. Caso contrário nada seria mais apaixonante que uma ligação de telemarkenting ou um spam no meio da tarde….
Rodrigo, estou chorando de rir com seu comentário! ahhahahahahahahhahaha
Estava inspirada… Gostei!
Sabe mulher de malandro?
O roberto seria a versão masculina. Ô homem pra aguentar esse tipo de comentário, hein? Se a mulher não quer rosas, não dê rosas! Pronto!
Ah, sim tambem não é toda mulher que gosta de rosas! Até por que esse tipo de coisa já foi tão explorado que dar rosas nao significa que você conhece a pessoa… Romantismo é acertar em cheio, não se apegar em clichês.
Idiotilde, tenho uma explicação pra você não achar as cenas de romantismo clichê interessantes na vida real: nos filmes a mulher fica emocionada, voce tambem se emociona… Imagina se o filme “le” os pensamentos dela dizendo “ceus, que cafona! Tá mas não vamos deixar o cara envoergonhado”, você iria rir e achar a mesma coisa. É a reação da mulher que é bonita, não a cena de romantismo.
Agora o iate, hein? Po idiotilde… Eu adoraria entrar num iate decorado assim! Bom, talvez por que não tenha visto muitos filmes fazerem isto, so no “todas contra John”..
Nunca tive um namorado com carro, tampouco iate!
“O romantismo está no cuidado que dedicamos ao outro, dia após dia, demonstrando o que se sentimos sem vergonha, medo ou vaidade, porque quando gostamos verdadeiramente de alguém, nada é mais valioso que o seu sorriso e a sua felicidade – e não há data marcada para ser feliz.”
Ah, o cuidado… é isso! Muito bem definido, o romance está no cuidado diário, no se importar com o outro…. ai como ando MB ultimamente.grrrrrrrrrr
Quem sabe o que quer sabe o que não quer. Quem não sabe…quer tudo.
Pronto,insultantemente obscuro. Ou obscuramente insultante,espero.
Foi o texto mais poetico que eu li aqui, mais verdadeiro, que mais chamoua atenção, todos eu leio mas o unico que conseguiu me prender e querer mais, idi faça um parte 2 porque esse foi um primor!!!!
Olha, TUDO o que vc citou é megarromântico e me faria infinitamente feliz! O que acontece é que parece ter tido tantas coisas boas na sua vida, que você ficou fresca, e tá se dando ao luxo do que “intitular” de romântico, ou não. Eu sou bonita, inteligente, simpática… encalhada e recalcada! E eu aposto que eu daria MUITO³ mais valor a cada uma das coisas que vc citou – inclusive os “clichês”, ou forçados. O que vale é o sentimento, dane-se ser piegas ou não!
Vc tá reclamando de barriga cheia.
Mas é sempre assim: quem valorizaria qualquer gesto, nunca ganhou nada [eu]. Tu não tem nada com isso, eu sei… mas PRECISEI reclamar! Sério, o cara dá a mão, vcs querem o braço?
Anônima, eu acho que os gestos têm significado quando a pessoa significa alguma coisa. É isso. E foi isso que tentei explicar. Agora, fresca eu sou sim. Mimada, talvez. E não acho que seja ruim. Eu me acostumei a ter o melhor da vida e não posso me contentar com migalhas.
o roberto quer a receita pronta!!!
Peralá….cada um tem seu gosto..tem gente que gosta dessas demonstração…se vc quer realmente ser romântico, tem se saber o que ela gosta…e fazer isso pra ela….
Ninguém é igual (viva a diversidade!!), gostar de alguém no0s faz querer conhecer mais da pessoa e saber o que agrada essa pessoa em particular!! Ser romântico é isso, não usar de comportamentos padrões que simbolizam algo sem o falado aí acima “significado”….Exemplo:
Eu recebi um buque maravilhoso de rosas vermelhas e bombons…amei, pq sabia que o cara estava louco pra me dizer que queria que eu ficasse com ele sempre….apesar de achar lindo, não quis dar continuidade na nossa história pq nossa vida envolvia outros aspectos incompatíveis….mas achei lindo isso dele pq era sincero!! Já ganhei um buque maravilhoso de rosas de um cara (lindo, alto, cheiroso, bem sucedido) casado, sem vergonha, que queria só me acrescentar na lista dele….
Vou parar por aqui antes que minha inspiração aumente….Mas é isso…se vc gosta da pessoa, descubra o que é bom pra ela!!!
Pois é, mas tem gente que tem azar (um azar danado), por mais que se esforce… E não se contenta com migalhas, mas acaba se contentando com menos, por não ter nada! Então que tal tu me contar o segredo pra eu ter alguma coisa? (nem que seja o que vc considera clichê) Eu já ficaria feliz. Não me importo com pieguice, desde que venha “de dentro”. (:
achei lindo qdo “ele” chegou no laboratório que trabalhávamos e me deu uma amostra indeformada de solo numa caixinha branca de papelão, com uma seta na lateral mostrando a posição em que foi coletado o solo e do outro lado tinha escrito: “estava na trincheira e lembrei de vc!!!”
ah… só pra esclarecer… somos agrônomos e trabalhamos com solo…
bom… nosso romance acabou… mas tenho a amostra guardada até hj… pq pra mim foi a melhor demonstração de carinho que já recebi!!!
imagina só, ele num calor infernal, coletando solo e ainda lembrar de mim?!?!?!
foi simplesmente lindo!!!
Ah, concordo completamente com o texto. Quantas vezes meu namorado não fez uma surpresinha com recadinho no guardanapo? Hoje mesmo ele me ligou no meio da tarde só pra ouvir minha voz e dizer que tava com saudade. Isso sim não tem preço. Receber rosas no primeiro encontro de um cara que só quer te comer, pff, tô fora. Essa semana eu deixei um recado no espelho durante a noite depois de uma briga (ele já tava dormindo, que ódio! Kkkk) e na manhã seguinte ele veio me abraçar e me pedir desculpas. Eu acho que quando o casal se gosta e tem interesse mútuo essas coisas rolam naturalmente.
Entendo perfeitamente… uma das coisas mais românticas que já ganheir foi um pote de bala de côco gelada… óbvio que não tem a ver com o valor da coisa, mas o significado que a ação carrega, é simples assim…
Todas as vezes que passávamos naquela rua eu comentava que adoro balas de côco. Um dia ele passou pela rua, estava indo pra minha casa, viu as balas, e me levou uma caixinha… muito lindo… se lembrou de mim, e de algo que ia me fazer feliz…
Nunca gostei de exageros, gosto de demonstrações assim, pequenas, simples e do cotidiano… mas comemorar datas tbém é legal…
Gentileza é fundamental! Eu tenho um amigo, amigo mesmo daqueles que me chama de irmã e fica com a minha amiga, que sempre que me vê com uma bolsa pesada na saída da pós, indo para o boteco, se oferece para carrega-la…
Acho lindo!!! Muito bom homem gentil!!!
O melhor presente que eu ganhei do meu namorado foi uma camiseta, daquelas bem baratinhas, que ele comprou pela internet e nem cabe direito em mim…
Vou explicar: na camisa está escrito em inglês alguma coisa como “garota jipeira”, “garota do raid”…
Isso teve muito valor para mim, pq ele tem um jipe, faz trilha, participa de raid, etc e a tal camisa me fez ver que ele realmente me leva a sério e que quer que eu faça parte da vida dele em todos os sentidos!
Achei muito fofo 🙂
Tb fico muito felizinha quando ele me faz um milhão de perguntas sobre direito, pq, na verdade, ele não está nem aí para o tema, só quer mostrar que se importa comigo (sou advogada)