Festa da Democracia

Alguns questionam a obrigatoriedade do voto, afirmam que se houvesse Democracia o voto seria facultativo. Eu discordo: a escolha do candidato é individual, única, sigilosa. Votamos em quem desejamos, por razões particulares. Isso não é democracia? Quem quer a Didatura de volta? Eu não quero criar polêmica. Só quero dizer o seguinte: o sistema que temos está longe de ser o ideal, mas é o melhor que tivemos até hoje.

Trabalhei como Presidente de uma seção eleitoral. Foi a minha primeira vez. Como todas as primeiras vezes, inesquecível. Muito melhor do que poderia imaginar. Conheci pessoas maravilhosas, que me ajudaram do início ao fim. Revi antigos vizinhos, encontrei grandes amigos.

Do colégio onde estava trabalhando ouvia músicas, gritos, buzinas. A rua transformou-se numa grande festa. Fiscais de partido. Boca de urna. Fogos de artifício. Eleitores com camisetas, bonés, bandeiras.

Alguns eleitores são mal educados, outros são desinformados – nem sabiam que o título havia sido cancelado (em Niterói todos tiveram que recadastrar o título) e um chegou bêbado. Isso é nada diante da diversão que é passar o dia inteiro trabalhando.

Só não foi melhor, porque meu candidato não venceu logo no 1º turno. 

………………

E essa agora? Moreira Franco desistiu do 2º turno.

Cada uma que me aparece!

 

Quem está na chuva é para se molhar, né?

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *