Mulher não é amiga de mulher

Graças a meus primos mais velhos, cresci rodeada de meninos. Jogava futebol e adorava comandos em ação. Vivia de pés descalços, cabelos ao vento e roupa suja de terra. Brincava na rua, como um moleque. Soltava pipa e andava de carrinho de rolimã.

Tinha amigas também, com quem brincava de casinha, Barbie, trocava papéis de carta. Viviam preocupadas em ter a sandália da Xuxa, frusfrus no cabelo e maquiagem no rosto. Todas tinham tudo igual: sandálias, roupas, bolsas, bonecas e batons em forma de moranguinho.

Homens se cumprimentam aos tapas, falam na cara que o amigo está gordo, que o cabelo está horrível e que a camisa não combina. Se não gostam da mulher do amigo dizem imediatamente, mas vão trata-la normalmente quando estiverem em grupo. E, se gostarem, vão olha-la como se fosse uma porta – sem desejo, como monges tibetanos.

Mulheres adoram telefone, mas medem palavras. Quando você pergunta se está gorda, feia ou se a roupa está bem, a resposta, dificilmente, será não. Muitas adoram rivalizar, querem o mesmo homem que você e te odeiam, mesmo sem nunca ter trocado uma palavra sequer, só porque você chamou atenção em algum lugar.

Ouvi, de um homem que nunca tinha visto na vida, que mulheres não são amigas de mulheres e tive que engolir calada, dadas às circunstâncias e todas as evidências de traição que presenciamos no último fim de semana – que não convém mencionar, pois mesmo não sendo comigo, eu quero esquecer.

Tenho amigas mulheres, nas quais confio integralmente e amo incondicionalmente. Mulheres que me conhecem, mulheres que me acompanham em noitadas, mulheres que ouvem minhas lamúrias, mulheres que me criticam. Mulheres que fazem parte da minha vida. Mulheres que sabem ser leais, sinceras e amigas.

Num momento em que o mundo fala de metrossexual e sensibilidade masculina, faço um apelo, desesperado: sejamos mais masculinas. Não, nunca seremos homens e as diferenças são enriquecedoras, mas precisamos descomplicar o dia a dia, sendo mais práticas e objetivas.

Prefira dizer a verdade a ter que elogiar para agradar. Não faça propaganda do homem com quem está saindo. Esqueça o telefone, prefira o cara a cara. Nunca traia um amigo. Homem de amiga para você é mulher. Não rivalize com outras mulheres. Não se vista para outras mulheres.

Ajudem-me a mudar a imagem que têm do universo feminino, vamos impedir que falem mal das mulheres COM RAZÃO. Sejamos mais honestas, mais amigas, mais unidas, mais companheiras, mais leais umas com as outras.

Antes que alguém pergunte, não me decepcionei com nenhuma amiga minha e, sim, com a amiga dos outros.

Nota de agradecimento:

Ya, que você advinha meus pensamentos e faz o template do jeitinho que eu imaginava não chega a ser novidade. Adorei o novo visual, as flores, o fundo cinza e, principalmente, essa bonequinha linda e loira que parece comigo.

Obrigada pelo carinho e pela amizade.

Adoro você. De verdade. Para sempre.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *