Dia das Crianças

Eu não sou ingênua e sei que o Dia das Crianças não passa de uma jogada de marketing para aumentar as vendas, enriquecer lojistas e fábricas de brinquedos. Tanto é assim que, apesar de ter sido criada em 1920, por meio de um decreto, só passou a ser comemorada a partir de 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para alavancar as vendas.

Isso não faz com que eu ignore a data. Aliás, apesar de não ser uma pessoa consumista não ignoro data (comercial) nenhuma. Vejo como uma oportunidade de presentear quem eu amo, de celebrar a vida e aproveitar o dia de uma forma diferente. O ser humano é um animal simbólico que precisa de motivos para comemorar e justificar sua existência e as datas comemorativas, de certa maneira, cumprem esse papel.

Talvez eu seja meio Pollyana, mas consigo ver o lado positivo desse apelo consumista que invade os veículos de comunicação em datas festivas. Enxergo como uma oportunidade a mais de olhar quem amamos – e dizer quanto amamos, coisa que, infelizmente, absorvidos pelas responsabilidades cotidianas, algumas vezes esquecemos de fazer. Ou fazemos menos do que gostaríamos.

Este ano o Dia das Crianças foi comemorado antecipadamente na minha família. Foi muito gostoso ver o filho feliz porque ganhou o que queria e também o que nem imaginava. Foi muito gostoso ouvir os gritinhos de felicidade da princesinha ao receber seus presentes. As crianças estavam felizes. Eu também estava.

O que a gente leva da vida, se não os momentos alegres que passamos ao lado de quem amamos? Só se é criança uma vez, só existe uma infância e o tempo não volta atrás. Razões mais do que suficientes para parar de praguejar contra o capitalismo e comemorar o Dia das Crianças também.

Entenda: não estou dizendo que devemos comprar mais do que podemos, pagar presentes a perder de vista e se enrolar o resto do ano, e o próximo ano também. Se não pode comprar nada, não compre. Mas comemore com a sua criança. Use a sua criatividade. Faça um bolo, inove no cardápio para o almoço, faça uma caminhada, dê uma volta, assista um filme, escreva uma carta, faça desenhos, brinque, dê um beijo, um abraço apertado, diga eu te amo.

Comemore. Aproveite. Viva. Qualquer que seja a data.

(Feliz Dia das Crianças!)

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *