Louro José, Redes Sociais e TV

Hoje me deparei com a seguinte notícia: “Treta no twitter atinge novo nível: Louro José briga com blog de humor e é desmascarado.” Fiquei curiosa e abri o link.

Resumindo a história: O programa Mais Você, da Rede Globo, colocou uma enquete no ar perguntando se a Ana Maria Braga deveria ou não liberar o Louro José para assistir à final do Corinthians. O SIM, obviamente, estava ganhando. Até que a blogueira @bicmuller, do Morri de Sunga Branca, resolveu fazer uma campanha no twitter para que as pessoas votassem NÃO. O placar virou, Tom Veiga resolveu criticar o blog de humor durante o programa e, através do twitter, respondeu de forma grosseira a autora do blog e todos aqueles que aderiram a campanha.

Como alguém que se veste de papagaio em rede nacional não tem espírito esportivo? Como uma pessoa que lida com o público não tem habilidade para lidar com pessoas? Como um personagem de humor pode ser tão mal humorado e ignorante? Como uma rede de televisão como a Globo não sabe lidar com o público das redes sociais? E mais: Por que fazer uma enquete se o resultado deve ser apenas um? É muito difícil para mim compreender tanta incoerência. 

Esse episódio deixa claro que a televisão continua insistindo na ideia de que é a dona da verdade e quer manter sua antiga forma de discurso: ela fala e nós aceitamos. Quer determinar o que deve ou não ser notícia. Quer dizer o que deve ou não ser feito. Quer ditar as regras.

O comportamento do Tom Veiga diante do resultado da enquete deixa claro que a televisão ainda não está preparada e aberta para a participação do público – embora faça questão de dizer que sim.  Se a emissora fosse contrária a opinião do funcionário não teria permitido que ele se pronunciasse ao vivo de forma inadequada.

A blogueira não conseguiu impedir o Louro José de ir ao jogo hoje à noite – e nem sei se era esse seu real objetivo. No entanto, de forma simples e bem humorada,  conseguiu provar, não sei se intencionalmente, o que a maioria de nós já sabe: que a televisão foi, e continua sendo, manipuladora e tendenciosa.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *