São muitos os artigos e matérias com dicas infalíveis sobre relacionamentos amorosos. As melhores posições sexuais, o que fazer para manter o relacionamento, como conquistar o marido ou como deixá-lo mais apaixonado, qual o segredo dos casais felizes. Mas, sabemos, não existe receita de bolo ou fórmula mágica para obter a tão sonhada satisfação conjugal.
Cada pessoa tem o seu ideal de relacionamento e cada uma tem em mente o que é importante. Alguns casais transam todos os dias, outros não. Alguns dividem as despesas, outros não. Alguns têm filhos, outros não. Alguns gostam de viajar, outros não. Alguns fazem tudo juntos, outros não.
Desde que todos estejam felizes e há consenso, não existe certo ou errado quando se trata de relacionamento amoroso. Por isso mesmo é difícil que todos os artigos e matérias infalíveis sejam relevantes para todos os casais. Cada um deles tem uma dinâmica própria. Ou está buscando qual a melhor maneira de viverem a dois.
Manter a felicidade em um relacionamento leva tempo, energia e amor. Pelo parceiro e por si mesmo. Porque não dá para se sacrificar para estar junto com alguém. Mas, qualquer que seja o ideal de relacionamento, a convivência fica melhor e o objetivo mais fácil de ser atingido quando as pessoas:
- Cumprem o que prometem;
- Admitem erros;
- Não responsabilizam o outro pela sua felicidade;
- Resolvem pequenos conflitos do dia a dia;
- Ouvem o companheiro;
- São realistas;
- Demonstram carinho;
- Admiram o companheiro;
- Dedicam tempo um ao outro;
- Conversam;
- Respeitam um ao outro;
- Incentivam e apoiam o companheiro;
- Divertem-se juntos.
Eu, que não acredito em lista nenhuma, acabei de fazer mais uma. Só para você ler, ignorar e escrever a sua. Porque a saúde de um relacionamento depende dos cuidados de quem o vivencia.
Cuide bem do seu amor.
Crônica publicada no Amor Crônico em 2 de janeiro de 2017.