Diga não sem culpa

São vários os fatores que levam algumas pessoas a se sentirem culpadas depois que dizem não. Medo desagradar, decepcionar alguém, ser criticada ou rejeitada depois de se negar a atender um pedido são alguns deles. A ideia de que precisam ser boazinhas o tempo todo e que estão causando mal quando se negam a alguma coisa.

Dizer não, no entanto, é um direito nosso. E uma das coisas mais honestas que podemos fazer a nós mesmos e aos outros quando não temos condições de fazer algo que foi solicitado. Não se trata de egoísmo, de não levar em consideração as necessidades dos outros ou querer fazer apenas o que lhe pertence. Se trata de respeitar a si mesmo e ser assertivo com as pessoas que convivem conosco.

Saber dizer “não” na hora certa, do jeito certo e para a situação adequada pode evitar diversas situações desagradáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional. Não é sadio atender a tudo e ficar se sentindo mal depois. Ou dizer sim para agradar, mas não conseguir fazer o que prometeu.

Quando disser sim diga de verdade. Quando for não que seja não. Sem culpa. As pessoas também precisam aprender que não estamos à disposição delas, que temos que dar conta das nossas coisas também e que nem sempre estamos disponíveis.

A vida fica mais fácil quando podemos ser verdadeiros.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *