Não precisa ser perfeito para ser amor

Quem vive um relacionamento amoroso duradouro percebe que as suas atitudes mudam com o passar do tempo – e as do parceiro também. Visitamos novos lugares, experimentamos novos sabores, lemos autores diferentes, discutimos temas inimagináveis, desenvolvemos projetos, conhecemos a nós mesmos. As experiências nos transformam diariamente e não somos os mesmos eternamente. Ainda bem.

Em constante movimento, algumas pessoas chegam à conclusão de que a pessoa que está do seu lado não é mais o parceiro ideal para embarcar na sua viagem. Não se reconhecem mais, não têm planos em comum, não conseguem se imaginar seguindo a mesma estrada. Por mais que seja dolorido romper uma relação, permanecer em uma que não condiz com os seus ideais pode ser bem mais doloroso.

Mas eu não quero falar sobre isso. Quero falar dos tantos casais que, a cada divergência separam. Que ao menor sinal de diferença desistem. Que cogitam ir embora a cada atrito. Que, ao perceber que não são as mesmas pessoas de anos atrás, ficam se perguntando se isso é amor. Que pensam em desistir da relação a cada dificuldade.

Se é amor ou não é, somente você pode dizer. Eu só quero lembrar que, mesmo sentindo o maior amor do mundo, o seu relacionamento não vai ser perfeito. Porque não existe pessoa perfeita. Não há quem fique de bom humor 24h por dia, concorde com tudo que o outro fale, aceite todas as opiniões, esteja à postos para ir onde você quiser e a qualquer hora, só use palavras doces e faça declarações, adivinhe os seus pensamentos.

Pessoas são imperfeitas. E isso é o mais lindo do amor. Pessoas completamente diferentes, errantes e imperfeitas escolhendo permanecer juntas. Apesar do tempo, apesar do quanto tenham mudado, apesar das diferenças, apesar de suas limitações, apesar de seus compromissos, apesar do seu jeito de ser. Querendo fazer a relação dar certo.

Vejo que muitas pessoas desistem facilmente de uma relação por acreditar que amar é encontrar alguém que caiba no seu ideal imaginário. Que quando as pessoas amam se completam, se bastam, fazem tudo um pelo outro, não discordam, são almas gêmeas, se falam no olhar, se compreendem instantaneamente.

Uma relação amorosa não tem que ser complicada, cheia de brigas, levar as pessoas às lágrimas, trazer preocupações constantes. Se o seu relacionamento é assim, por favor, pare e pense se realmente vale a pena insistir. O amor nos deixa um pouco burros e cegos, fazendo com que alguém cheio de defeitos, que nos desrespeita e machuca seja endeusada.

Em contrapartida, parar de endeusar a pessoa pela qual se apaixonou – e a própria relação amorosa – pode ser o melhor a se fazer para ter um relacionamento saudável e feliz. Não há príncipes e princesas que sustentem a realidade de um amor duradouro.

No amor há pessoas comuns, cheias de qualidades e defeitos, tentando ser melhores, querendo que a vida seja feliz, demonstrando em pequenas atitudes que deseja permanecer ao lado de outro alguém. Não precisa ser perfeito para ser amor.

Crônica publicada no Amor Crônico no dia 17 de abril de 2017.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *