Cuide da saúde: tenha relacionamentos saudáveis

Relações sociais são importantes para o bem-estar das pessoas. E não sou eu que estou dizendo. De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte, quanto mais e melhores laços construímos ao longo da vida, melhor é a nossa saúde. Inclusive física.

Esta pesquisa vincula de forma direta as relações sociais com condições físicas como obesidade abdominal, inflamações diversas e pressão sanguínea elevada, fatores que podem levar a problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e até mesmo câncer.

Muitas pessoas se preocupam em ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, o que é fundamental para a saúde e recomendo para todas as pessoas que conheço, mas poucas se preocupam com a qualidade dos relacionamentos que constroem.

Como são os seus relacionamentos? Eles trazem alegria? Que tempo dedica aos filhos? Que tipos de amigos você coleciona? Como é a relação com o cônjuge? Como são as interações familiares? Seus amigos ficam felizes com suas conquistas? Seus familiares são afetuosos? Você confia em seu parceiro? Você tem quem te apoie em momentos de tensão?

O ser humano é um ser social. Não é necessário ser Psicólogo, nem fazer pesquisa, para verificar que precisamos fazer parte de grupos, conversar, dar opiniões, participar de eventos sociais. Por que as redes sociais fazem tanto sucesso? Não vou entrar na discussão sobre a diferença das interações online e off-line, mas elas mostram que seres humanos gostam de se conectar uns aos outros.

Na adolescência a quantidade de amigos é mais importante que a qualidade, mas com o tempo, principalmente na meia idade, o que importa não é o número, mas a qualidade. Então, comece hoje a cultivar os amigos com os quais vale a pena envelhecer e se livrar daqueles que lhe fazem mal. É mais difícil se livrar de familiares tóxicos, mas em prol da sua saúde física e mental, procure alternativas para lidar com eles.

Tenha uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, beba água, use filtro solar. E colecione relacionamentos saudáveis. Tenha a seu redor pessoas que torcem por você, que te dão apoio em momentos de crise, que te acompanham, que te ouvem, que querem lhe ver bem. Sua saúde agradece.

Crônica publicada no Amor Crônico em 20 de julho de 2019.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *