Quando o otimismo é negativo

Muito se fala sobre o poder do pensamento positivo e a importância do otimismo para termos uma vida mais feliz, saudável e realizada. Não paro de ver publicações, textos, mensagens, anúncios de lives e webinares sobre positividade. A onda good vibe, gratidão, “mantenha a fé”, “inspire e expire”, “veja o lado bom das coisas”, “mentalize seus desejos” já era bastante presente, mas parece que foi intensificada com a pandemia. Ou eu passei prestar mais atenção agora, não sei.

Acredito que ter uma postura mais confiante traz benefícios. Algumas pesquisas apontam que ver a metade do copo meio cheio reduz o estresse, protege da depressão e ansiedade, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e processos inflamatórios. Mas existe o lado ruim do excesso de otimismo. Como tudo nesta vida, o excesso nunca faz bem. Inclusive o excesso de otimismo.

Algumas pesquisas apontam que acreditar excessivamente que tudo dará certo pode causar justamente o contrário, pois as pessoas acabam criando falsas expectativas, subestimando os riscos, agindo sem pensar nas consequências ou esperando que as coisas caiam do céu –  e acabam tendo resultados negativos.

Segundo as descobertas da neurociência, somos mais otimistas do que realistas. Se não fosse assim, não beberíamos água fora de casa por medo de sermos contaminados. A neurologia explica que o otimismo é a formação de imagens no cérebro, na mesma região em que ficam as lembranças e a projeção do futuro é feita em comparação ao passado. O problema é projetar o futuro por meio da fantasia.

Somos estimulados a acreditar que o bem sempre triunfará, que o correto é ser feliz o tempo todo e que alcançamos a realização pessoal e profissional mentalizando positivamente. Isso faz com que muitas pessoas ignorarem e desvalorizarem as emoções negativas, que fazem parte da vida e ajudam a tomar decisões. Para emagrecer, passar em um concurso, conquistar um bem material, ter um bom relacionamento, tratar uma doença, não basta mentalizar. É preciso se esforçar.

Confie em você, acredite no seu potencial, pense positivo, mas mantenha os pés no chão. A noção de realidade é essencial para um futuro feliz. Ficamos melhores quando não pensamos no melhor nem no pior, temos noção de realidade e conseguimos nos adaptar às circunstâncias.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Um comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *