Se não quer relacionamento não culpe os outros

Eu vejo muita gente reclamando que hoje em dia ninguém quer nada sério, que ninguém quer compromisso, que não tem ninguém que valha a pena. Se você é uma dessas pessoas, por favor, responda com sinceridade: você quer um relacionamento sério? Você quer compromisso? Você vale a pena? Não precisa responder para mim, responda a si mesmo.

Essas perguntas, ainda que pareçam sem sentido, tem uma justificativa: vejo muita gente falando que quer compromisso, que problemáticos, desapegados e descompromissados são os outros, sem ter vontade genuína de viver um relacionamento duradouro.

Sempre defenderei o amor, a vida a dois, o casamento e relacionamentos longos. Embora o mundo tenha evoluído bastante, se apaixonar por alguém e se permitir viver uma relação continua atual. Amar nunca está fora de moda. Nem antigo. Nem passado.

Esclareço, no entanto, que manter longos relacionamentos não é obrigatório. Assim como casar também não. E, mais do que isso: ninguém é mais feliz por ter alguém. Somos seres completos. Não somos partes, não nos completamos em ninguém a não ser em nós mesmos. É Claro que quem ama quer ver o outro feliz e se preocupa com a sua felicidade, mas a felicidade do outro não é sua responsabilidade.

Eu não sei ao certo o porquê estou escrevendo essas coisas. Mas vendo tanta gente infeliz no amor, ou infeliz por estar sem um amor, eu queria dizer que não é possível sem feliz com alguém sem antes ser feliz sozinho. Também quero dizer que muita gente está sozinha por sua própria causa, e não do outro.

Amar exige cuidado responsabilidade e entrega. Exige prestar atenção no outro e não só em si mesmo. O amor é bom, mas é um compromisso. Diário. Que muitas pessoas que vejo reclamar da ausência de um alguém não estão dispostas a ter. E não precisam estar dispostas, entende?

O que me incomoda é o discurso de que a causa de estar sozinho é um problema de outra pessoa. Com a incapacidade que algumas pessoas têm de se responsabilizar pela própria vida. Você está sozinho porque quis. E isso é ótimo. Está sozinho por ter se livrado de um traste, por não ter se apaixonado na mesma medida que o outro, porque viu que não amava tanto assim. Ou porque alguém terminou com você, o que faz parte. Ou ainda: você prefere ficar só.

Eu sei que em uma sociedade como a nossa às vezes é difícil admitir para si mesmo que prefere ficar sozinho do que acompanhado. Sei também que ninguém precisa ficar dando satisfação sobre a sua vida pessoal. Mas precisa, sim, ser verdadeiro com as suas vontades. Quer mesmo alguém com quem compartilhar a vida? Quais relacionamentos você está cultivando?

Não vai adiantar se relacionar com quem quer algosério, se você não quer. Como não é honesto encher o outro de esperança se não deseja manter um relacionamento. A vida pode ser mais simples. Sobretudo se você parar de reclamar, pensar no que quer, não culpar ninguém e respeitar a si mesmo.

Há amor no mundo, sim. Há quem queira amar.

Crônica publicada no Amor Crônico em 30 de julho de 2018.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *