A rede social mostra quem você é?

Li o texto da minha amiga Michele Ramalho sobre o facebook onde ela faz o seguinte questionamento: “será mesmo que o que se mostra (no facebook) é o que se realmente é?”

Hoje em dia a maior parte das pessoas possui um perfil nas redes sociais. Ou vários. No entanto, algumas pessoas se apresentam nas redes sociais de forma totalmente diferente do dia a dia.Essa é uma das razões que levam tantos profissionais de Recursos Humanos a pesquisarem os perfis de seus candidatos. É por isso também que temos assistido várias pessoas sendo demitidas por declarações infelizes publicadas na internet.

A internet faz parte de nossas vidas e não conseguimos viver sem ela. Nem queremos. Exatamente por isso, temos que pensar no que somos e no que desejamos nos tornar, pois estamos olhando e sendo olhados constantemente. Quanto a você não sei, mas eu só quero o papel que me cabe: o de ser eu mesma.

Tiramos foto do filho e postamos imediatamente na internet, vamos a um show e divulgamos na rede, estamos namorando e fazemos declarações de amor calorosas. Não há mal nenhum nisso. Não há mal nenhum em demonstrar o que sente, o que deseja, o que pensa e o que é. Desde que essa pessoa seja você.

Se você não está satisfeito com o que é, nem com a vida que tem, não é vantajoso criar uma personagem e alimentá-la. Mudar a foto do perfil e escrever frases para enganar a si mesmo pode ser mais fácil do que se autonalisar e ter coragem para mudar – internamente, verdadeiramente, completamente, mas não vai torná-la uma pessoa mais feliz. Mais do que se preocupar com que os outros pensam a nosso respeito, precisamos pensar no que pensamos a nosso próprio respeito.

“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.” ( Mahatma Ghandi)

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Um comentárioDeixe um comentário

  • Pois é Gí, não digo que nas rede sociais deixamos de ser nós, o que digo é que as pessoas interpretam diferente e te julgam por isso!..digo que o fato de vc postar uma música romântica não quer necessariamente dizer que vc esta apaixonada! ser Humano não é uma coisa decifravel, não para mim! até pq se fosse, não existiriam decepções não é mesmo?..vc saberia exatamente aquele que seria capaz disso ou daquilo…
    No face para mim, o fato de vc ser vc mesmo, não quer dizer que quem te olha, ou melhor, te lê..exerga vc como vc!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *