O passado está no seu devido lugar

Frequentemente ouço algumas pessoas afirmando que eram felizes e não sabiam, que a infância que era boa, que têm saudades do tempo da escola, que a juventude era muito melhor. De todo coração eu não consigo entender. E tenho medo de falar isso algum dia.

Meus pais eram muito carinhosos, fui uma criança muito mimada e ainda tinha minha irmã para me fazer companhia. Pude brincar na rua, participar de festinhas e adorava ir para a escola. Mas não sinto a mínima falta da infância. Nem dos colegas de escola. Os amigos que foram verdadeiramente importantes fazem parte da minha vida até hoje, mesmo quando distantes.

Algumas mulheres afirmam que sentem saudade da gravidez e dos filhos quando pequenos. Eu não tenho nenhuma. O meu filho era um bebê lindo e foi uma criança muito inteligente. Mas é tão bom ter um filho crescido e poder debater diversos assuntos igualmente!

Por vezes acho que sou insensível. Mas depois repenso e concluo que até hoje eu aproveitei todas as fases como eu deveria ter aproveitado. O que me faz seguir adiante sem acreditar que vivi coisas melhores e sem querer que o passado volte.

Eu não costumo pensar no que poderia ter sido nem lamentar o que não foi, porque acredito que o melhor da vida está sempre por vir. E, se o melhor da vida está adiante, ele só pode estar no futuro. Enquanto o passado, por mais que tenha deixado boas recordações, está exatamente onde deveria estar: no passado.

A vida tem me ensinado a aprender com o passado sem dar passos para trás.

 

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Um comentárioDeixe um comentário

  • Oi Giseli, amei o texto e penso da mesma forma que você, não voltaria a nenhuma fase da minha vida, acho que vivi todas intensamente – inclusive minha adolescência – que eu adorei e curti muito, mas adoro ser adulta e amo minha vida exatamente como ela é, cada fase com sua beleza e suas delícias – claro que tenho um milhão de planos e sonhos que ainda quero realizar, mas seguindo sempre em frente. Parabéns pelo texto – sempre palavras sábias e tão bem colocadas…beijão…uma super sexta-feira pra vc!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *