A beleza está no bem querer

Quando criança minha avó costumava dizer frases das quais lembro até hoje e às vezes repito: “o saber não ocupa lugar”, “seguro morreu de velho”, “quem ama o feio bonito lhe parece”, “vão os anéis, ficam os dedos”, “beleza não põe mesa”, “a beleza está no bem querer”. Não quero escrever sobre ditados populares. Quero falar de beleza, atração física e amor.

É difícil explicar o porquê as pessoas se interessem umas pelas outras, o que faz com que olhem alguém e sintam atração. Quando desconhecidos se veem pela primeira vez é provável que o que chame atenção é a beleza, a aparência física. Mas isso não é só. Alguns admiram a voz, o jeito de andar, se encantam por alguém que nada tem a ver com o seu padrão de beleza e nem sabem explicar a razão.

Química? Sintonia? Estava escrito nas estrelas? Amor de outras vidas? São tantas as justificativas que dão a atração que as pessoas sentem umas pelas outras… talvez estejam todas corretas. Talvez estejam todas erradas. Talvez cada um de nós tenha a sua própria explicação. Mas eu acredito que o amor não nasce instantaneamente de um olhar e nem brota à primeira vista.

Às vezes nos deparamos com pessoas que conhecemos há anos em companhia de outras que jamais imaginaríamos. Totalmente diferentes do padrão de beleza que dizem gostar ou com comportamentos que não imaginávamos que fossem admirar. E elas estão lá apaixonadas, felizes, radiantes, transbordando felicidade. E, claro, ficamos felizes por elas também.

Pela maneira como as pessoas se olham, se tocam, se tratam, percebemos o quanto se amam. Que estão apaixonadas. Que são felizes juntas. E, sobretudo, que acham a pessoa amada a mais linda do mundo. E aí eu entendo o que minha avó queria dizer quando afirmava que a beleza está no bem querer.

A beleza não está na cor dos olhos, no peso, na altura, na maquiagem perfeita, nas roupas de grife, nos cabelos de comercial de shampoo, nas unhas bem-feitas, na barriga negativa. Longe de mim dizer que não devemos cuidar do nosso corpo e da nossa aparência. Quero dizer que quem ama vê além de um corpo, além de uma imagem refletida no espelho.

Como são lindas as pessoas que amamos! Mesmo que não estampem capas de revistas, não desfilem para marcas famosas e passem despercebidas para muitas pessoas. Elas nos querem bem – e queremos o bem delas também.

Para quem ama a beleza está no amor. No querer bem ao outro, no cuidado, na gentileza, na delicadeza, na demonstração de afeto. O coração vê o mundo com outras lentes.

Crônica publicada no Amor Cônico em 29 de maio de 2017.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *