Extraordinário, o filme

Eu não li o livro “Extraordinário” e, portanto, não tenho a mínima de condição de fazer uma análise entre o livro e o filme. Quem clicou neste link esperando por isso pode desistir da leitura agora.

Quem não leu o livro nem viu o filme é importante saber que a história gira em torno do menino Auggie, que tem uma deformidade facial e vai para a escola pela primeira vez. Até então ele era ensinado em casa pela mãe, mas ela resolve que é hora do menino frequentar uma escola regular.

Não é difícil prever que Auggie encontra muita resistência no novo ambiente e sofrerá bullying dos colegas. Todos nós que já frequentamos escolas sabemos que crianças não são anjos e a hostilidade está presente em toda parte. E, se muitas vezes, pessoas dentro do padrão sofrem com piadas e rejeições, imagina aquelas com qualquer deficiência.

É essa a magia do filme: abordar com leveza a dificuldade que uma criança com deficiência enfrenta e fazer com que os espectadores reflitam sobre preconceito, intolerância, desrespeito, ódio e violência. Num mundo onde o ódio está cada vez mais presente é necessário falar de amor.

É essencial que as pessoas olhem seus próprios preconceitos, revisitem suas certezas e escolham comportamentos que não denigrem, maltratem, diminuem e menosprezem aqueles que estão à nossa volta.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *