Demonstrações de amor nas redes sociais

As redes sociais fazem parte das nossas vidas e, principalmente neste momento de pandemia, em que muitas pessoas estão isoladas de familiares e amigos, percebemos a importância da tecnologia para as relações sociais. Estamos enviando muito mais mensagens, áudios e vídeos. Trabalhando, estudando, conversando e até fazendo confraternizações online.

Se antes separávamos vida “real” e “virtual”, hoje fica nítido que isso não existe. Somos seres integrais. Expressamos sentimentos, emoções, opiniões e nos comportamos em diversos ambientes, inclusive os digitais.

Em tempos modernos é impossível não perceber as relações de amor nas redes. E o peso que os status de relacionamento têm hoje na sociedade. Lembro que quando me casei, de papel passado e registro em cartório, meu filho disse em tom de ironia “se não trocou o status do facebook não se casou.” Ele falou brincando. Mas falou algo importante: as redes sociais demonstram quem somos e como estamos – por mais que seja apenas um recorte, uma parte do que desejamos mostrar.

As pessoas expõem os seus relacionamentos de maneiras diferentes. Algumas são mais calorosas, publicam fotos e declarações o tempo todo, outras mais reservadas. Cada um tem um jeito e, por isso mesmo, fica fácil identificar quando algo não vai bem. Quem publicava todo dia, repentinamente não faz uma declaração sequer em semanas, quem nunca publicava nada logo começa a publicar milhares de fotos.

Recém-separados também ficam evidentes, porque mesmo não falando absolutamente nada sobre o fim do relacionamento, excluem fotos a dois, começam a publicar mais fotos em festas, com amigos e, em tempos de pandemia, selfies com frases motivacionais. Aliás, fiquem atentos aos amigos que de uma hora para a outra começam a publicar fotos com legendas motivacionais. Se tiver intimidade entre em contato.

Eu acho linda toda forma de amor e suas manifestações. Como já gosto de um textão, não perco oportunidade de demonstrar afeto, principalmente, em datas comemorativas. Mas fico preocupada com as publicações de algumas pessoas que parecem querer se autoafirmar, apresentar um amor perfeito ou dizer que está tudo bem quando claramente não está. Não precisamos parecer felizes aos olhos dos outros, sabe?

Brigou? Está com problema no relacionamento? O casamento está em crise? Publicar foto romântica com palavras bonitas não vai melhorar a relação. Chore pelo fim da relação, não precisa postar que está bem. Aproveite a reconciliação, não precisa mandar indireta para a amante. Declare-se ao novo amor sem vergonha. Mude o status de relacionamento nas redes. Mas faça por você. Faça pela pessoa que ama. Não pelo que as pessoas que mal fazem parte da sua vida vão achar.

Demonstre amor, dentro e fora das redes. Mas seja sincero com seus sentimentos.

Crônica publicada no Amor Crônico em 31 de maio de 2020.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *