Como aliviar o estresse?

Eu sou uma pessoa estressada. E não falo por falar. Tenho exames de sangue que comprovam meu cortisol, chamado popularmente como “hormônio do estresse”, nas alturas. Mas, sejam sinceros, tem como não ter estresse vivendo no caos em que nos encontramos? Acredito que poucas pessoas conseguem essa proeza.

O estresse pode afetar todos os aspectos da nossa vida, incluindo as emoções, comportamentos, capacidade de raciocínio, a saúde física e mental. Nenhuma parte do corpo está imune e o estresse pode manifestar sintomas físicos, como acne, dores de cabeça, dores crônicas, alergias e problemas de pele, diminuição da energia, insônia, alteração no apetite, queda de cabelo, problemas digestivos.

O estresse está presente na nossa rotina, faz parte da nossa vida e dificilmente conseguiremos evitá-lo por completo. Mas é possível adotar alguns hábitos para lidar com ele, se sentir melhor e ficar longe desses sintomas:

  • Praticar atividade física com regularidade
  • Adotar uma alimentação equilibrada
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas
  • Tomar chá, principalmente de camomila, mulungu e erva-cidreira
  • Terminar as tarefas que inicio e organizar o tempo
  • Escrever o que sinto
  • Assistir filmes e séries leves e bem-humoradas, que façam rir
  • Fazer técnicas de respiração e meditação

Quero esclarecer que: se descobrir que tem cortisol alto ou baixo, ou qualquer taxa de hormônio inadequada, procure um médico. Sei também que, durante a pandemia, devido a todas as situações que estamos vivenciando, algumas pessoas desenvolveram crises de ansiedade ou depressão. Outras já tinham e os problemas se intensificaram. Se esse é o seu caso, procure um psicólogo.

Cuidar de nós mesmos e adotar hábitos saudáveis é muito importante para a saúde física e mental, mas em alguns casos é necessário a ajuda de um profissional especializado. Procurar ajuda não é fraqueza, é coragem.

Cuide-se bem.

Sobre a autora Todas as publicações

Giseli Rodrigues

Mãe do Lucas. Escritora. Professora. Revisora. Especialista em Letras, Recursos Humanos e Gestão Empresarial. Estudante de Psicologia. Chocólatra. Flamenguista. Pintora nas horas vagas. Bem-humorada. Feliz.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *